domingo, 8 de junho de 2008

Linha do Tempo

TURMA: 2° ano

Atividade desenvolvida com os alunos:

-Os alunos levaram para casa uma tabela para ser preenchida juntamente com seus pais,com as seguintes orientações, “Solicito que ajudem seu filho(a) a preencher esta “Linha do Tempo”,começando pelo ano do nascimento do aluno até os dias atuais. Escrevam pelo menos um fato marcante por ano de vida. Os alunos podem trazer para sala de aula objetos marcantes (brinquedos, roupas etc.) e fotos para ilustrarem os momentos importantes escolhidos por vocês. A data para entrega e apresentação deste trabalho é 6/06/2008, sexta-feira.”

-No dia da apresentação do trabalho, organizamos as classes em forma de círculo e cada aluno colocou sobre a sua mesa os objetos e fotos trazidos para representar sua Linha do tempo.

-Depois dos alunos estarem acomodados escrevi o título “Linha do Tempo,Turma 2ª 9B” , tracei no quadro-negro uma linha reta ,e perguntei o ano de nascimento dos alunos ,alguns disseram 2000 e outros 2001.Então marquei os anos na linha do tempo iniciando por 2000 até 2008. Escrevi abaixo do ano 2000 e 2001 o nome dos alunos nascidos nestes anos.

Fiz alguns questionamentos “Será que outras pessoas nasceram nesta mesma data?” “Esta linha representa o tempo,ela começa em 2000 e termina em 2008,existiram outros nascimentos antes deste período?” . As respostas demonstraram que os alunos perceberam que o tempo é infinito, que muitos nascimentos ocorreram antes de 2000 e ocorrerão após 2008.

-Iniciamos as apresentações, deixei que os alunos escolhessem se queriam ler ou que eu lesse para eles, pois estão no inicio do processo de alfabetização. Fiquei feliz e emocionada com a dedicação de alguns pais em descrever a vida de seus filhos, uma mãe fez um livro: usou a folha que dei como capa e anexou outras folhas com fotos para ilustrar os fatos narrados por ela.

- No final da atividade todos puderam circular pela sala e observar o que cada um trouxe para mostrar.

2 comentários:

Luciani Silva Bocorni disse...

Olá! Pude colocar-me no lugar de profª, dos pais e da própria criança cada um ocupando espaços de vida e de história diferentes. A profª por vivenciar a satisfação de ter proporcionado a seu aluno descobertas de sua vida, os pais de envolverem-se neste resgate de vida de seu filho revivendo determinados momentos e como criança em descobrir informações a seu respeito e em relação a sua família. Ótima idéia em trocarem novas respostas sobre suas vivências, isto para criança é de suma importância como resgate de uma referência.

Leonardo Porto disse...

Oi Sheila,

percebo que as aprendizagens do plano de estudos estão indo muito bem, contineu assim!
Leonardo.