segunda-feira, 19 de maio de 2008

Projeto Alimentos



Este projeto surgiu a partir da observação dos lanches consumidos pelos alunos na hora da merenda. A grande maioria opta por salgadinhos, refrigerantes, balas etc. rejeitando as frutas quando oferecidas pela escola. Desta forma justifica-se a escolha desta abordagem a fim de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a importância de termos hábitos alimentares saudáveis.

O projeto teve início a partir das seguintes questões:

-Quais os alimentos preferidos da família?

-Quais os alimentos que a família considera saudáveis para serem consumidos?

Os alunos deveriam reunir-se com seus familiares e responderem a essas perguntas. No dia seguinte iniciamos a aula com uma roda de conversas e levantamento dos dados. Os alunos liam suas respostas e eu ia listando no quadro-negro ao final tínhamos um paralelo dos alimentos preferidos e saudáveis .

Passamos a interpretar os dados. Em relação à preferência das famílias perguntei se muitos comiam e gostavam da mesma coisa, responderam que sim, pois alimentos como, arroz, feijão, carne, batata, massa e saladas foram citadas por várias famílias. Perguntei o que consideravam alimentos saudáveis e suas respostas demonstraram um bom entendimento a esse respeito citaram frutas, legumes, leite etc. Então Pedi que observassem as duas listagens e perguntei se estavam consumindo alimentos saudáveis e um aluno respondeu que sim, pois a grande maioria dos alimentos aparecia nas duas listagens.

Realizei uma Hora do conto com o livro “Verdura? Não! : Aprendendo Sobre Nutrição” de Mike Gordon e Claire LLewllyn. Este livro discute a importância dos hábitos alimentares saudáveis e as conseqüências de uma alimentação desequilibrada, mostra em situações comuns do dia-a-dia, a dificuldade da criança em comer com diversificação e explica o valor de uma dieta equilibrada. Os alunos mantiveram-se atentos durante a contação. Ao final dialogamos sobre os hábitos alimentares das personagens e dos próprios alunos.

Logo em seguida propus a seguinte atividade: os alunos deveriam recortar de encartes de mercado gravuras de alimentos saudáveis e colar em folha de ofício para expormos na sala. Durante a realização observei que estavam atentos ao trabalho dos colegas, conferiam se não tinham deixado algum alimento de fora. Além das figuras desenharam também.

No dia seguinte pedi para trazerem uma fruta para a sala de aula, os alunos que trouxeram fizeram o desenho da sua fruta e com esta ilustração confeccionamos um gráfico das frutas trazidas por eles. Desenhei o gráfico em papel pardo, duas retas ,uma representando a quantidade e a outra com o nome das frutas, os orientei na hora da colagem dos desenhos no gráfico. Os alunos responderão em outro momento (futuramente relatarei no blog o desenvolvimento desta atividade) aos seguintes questionamentos:

· Qual a fruta que foi trazida em maior quantidade?

· Qual a fruta que foi trazida em menor quantidade?

· Quais as frutas que tem a mesma quantidade?

· Quantas pessoas trouxeram caqui?

· Se somarmos a quantidade de bananas e maçãs trazidas pelos alunos quantas frutas teremos?

· Se somarmos a quantidade de caquis e bergamotas trazidas pelos alunos quantas frutas teremos?

· Se somarmos a quantidade de maçãs,laranjas e pêras trazidas pelos alunos quantas frutas teremos?

· Se somarmos a quantidade de todas as frutas trazidas pelos alunos quantas frutas teremos ao todo?

Além disso, com as frutas fizemos uma linda mesa para degustação. Neste mesmo dia realizamos um teatrinho com fantoches de frutas e legumes, deixei que manuseassem os fantoches livremente, depois pedi que os personagens falassem da importância de comermos alimentos saudáveis e também convidassem a turma para “Degustação de Frutas” que seria realizada logo após o teatro.

O momento da degustação foi aguardado com muita ansiedade, os alunos ficaram observando a preparação da mesa e ficaram entusiasmados com o resultado. Saborearam com muito gosto as frutas. Apenas uma aluna não quis provar das frutas apesar de ser incentivada por mim e pelos colegas.

Acredito que através das propostas descritas a cima atingi os objetivos deste projeto: conhecer os hábitos alimentares das famílias da turma, identificar os alimentos saudáveis consumidos por elas, compreender o que significa uma alimentação saudável e equilibrada e as conseqüência dela para nossas vidas. Contudo, estou ciente que este assunto não se esgota aqui e o estudo que realizamos certamente será complementado nos anos seguintes do Ensino Fundamental.

Um comentário:

Luciani Silva Bocorni disse...

Olá! Este teu projeto é de suma importância, principalmente para as crianças as quais podemos conscientizar a qualidade de uma boa alimentação e as mesmas repassarem para suas família conforme visão das mesmas.