quinta-feira, 15 de maio de 2008

Ajudando Magali a Fazer Compras


A interdisciplina Representação do Mundo através da Matemática nos oportunizou a leitura de um encarte da Revista Nova Escola, "Campo Aditivo" que me fez refletir sobre minha prática em sala de aula , sobre a importãncia de invertermos a posição da incognita de um problema para desafiarmos nossos alunos a pensar e desenvolver o cálculo mental.

A atividade 4 da mesma interdisciplina pedia que elaborássemos uma atividade desafiadora a partir das leitura propostas, resolvi aplicar a atividade com a minha turma. O enunciado dizia : "Ajude Magali a fazer compras na quitanda do seu Zé, sua mãe lhe deu R$ 20,00 e pediu que compre 5 frutas diferentes .A mãe da Magali disse que ela pode gastar no máximo R$ 14,00 na quitanda o restante será gasto na padaria." Logo abaixo havia um quadro com as frutas e os respectivos preços para que eles pudessem fazer sua escolha. Confesso que esta atividade me deu um certo trabalho , a grande maioria precisou de meu auxílio ou dos colegas. Os alunos que tiveram maior dificuldade utilizaram palitos para representar o dinheiro. Primeiro separavam os quatorze reais que poderiam gastar. Depois marcavam no quadro com um X a fruta escolhida e separavam sobre a classe a quantidade de palitos de acordo com o valor a ser pago,isso facilitou o registro da frase matemática.Conforme iam comprando eu lhes pedia que verificassem quanto restava em dinheiro para gastarem e o que ainda podiam comprar.

Os alunos responderam aos seguintes questionamentos:

-Quais as frutas que ela comprou?(Desenho)

-Quanto ela gastou?(Escrever a frase matemática)

-Quanto sobrou de troco?(Escrever a frase matemática)

-Se ela encontrasse uma nota de R$ 5,00 em seu bolso, o que mais ela compraria?( desenho e frase matemática)

Nenhum comentário: