domingo, 18 de maio de 2008

Loja dos Ursinhos Carinhosos

Usamos como dinheiro fichas coloridas atribuindo valor a cada cor, por exemplo, as fichas amarelas valem 1 real, as fichas vermelhas valem 5 reais e as fichas verdes valem 10 reais. Na hora de confeccionar as fichas acabei invertendo as cores das fichas de 5 reais e 10 reais.

Desenvolvimento:

Solicitei que os alunos levassem para sala de aula bichinhos de pelúcia.

Expus os ursinhos e coloquei etiquetas com preços neles.

Escolhemos um nome para nossa loja.

Dialogamos um pouco sobre nossa moeda, o Real, sobre o cifrão e o valor dos números de acordo com sua posição em relação à vírgula.

Convidei alguns alunos a comprar um bichinho da loja que custasse 8 reais,7 reais, 9 reais, 5 reais para que eles precisassem compor o valor com uma ficha verde (5 reais) e fichas amarelas (1 real).

Convidei algumas duplas de alunos para comprar dois produtos com o preço igual (13 reais, 14 reais,15 reais e 16 reais),mas na hora de pagá-los pegaram o dinheiro de duas pilhas de fichas diferentes, por exemplo em uma pilha, para compra do primeiro objeto colocamos fichas amarelas (1 real), e vermelha (5 reais) e na pilha para compra do segundo objeto colocamos fichas amarelas (1 real) e verdes s (10 reais).

Análise da atividade:

A grande maioria realizou as compras com tranqüilidade. Na hora do pagamento alguns utilizaram os dedos para contar e chegar ao resultado , porém percebi muita dificuldade nos alunos que ainda não relacionam o número a quantidade, por exemplo na hora de um aluno pagar um produto no valor de 16 reais na pilha de fichas amarelas (1 real) e fichas verdes (10 reais). O aluno queria pagar com duas fichas (10 reais) ,quando perguntei se sua resposta estava correta ele queria pegar mais uma ficha de 10 reais , então eu disse “Vamos com calma , você pegou duas notas de 10 reais , quanto é dez mais dez, vamos contar em nossos dedos das mãos.” O aluno fez a contagem e viu que o total de dedos de nossas mãos eram 20 . Solicitei que observasse na faixa numérica se o dezesseis vinha antes do vinte. Então ele se deu conta, pegou uma ficha verde (10 reais) e 6 fichas amarelas no valor de 1real obtendo o valor de 16 reais para pagar a compra que havia feito. Perguntei para turma se havia outras formas de efetuar este pagamento uma menina me respondeu que sim que poderíamos pegar duas fichas de 5 reais e seis de 1 real.

Uma outra menina foi pagar a compra no valor de 13 reais com fichas da pilha de fichas amarelas (1 real) e vermelhas (5 reais) ,ela começou a pegar várias fichas vermelhas (5 reais), tive que auxiliá-la para conseguir pegar a quantidade de fichas necessárias para pagar o que havia comprado.

Ao desenvolver esta atividade pude perceber que “Socializar com a classe as soluções encontradas pelos alunos ajuda as crianças a perceberem as diferentes formas de encontrar a solução e permite que elas façam as escolhas dos procedimentos mais práticos e econômicos.” ( trecho do artigo da Nova Escola, Operações irmãs). Além disso, percebi que o bom desempenho dos alunos nas atividades propostas depende do conhecimento prévio em relação à moeda e transações comerciais realizadas no seu cotidiano.

Replubliquei esta atividade com maiores detalhes sobre o seu desenvolvimento ,pois faz parte do meu plano individual de ensino.

Nenhum comentário: