quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Gestão Democrática da Escola Pública



Gestão Democrática da Escola Pública
A Gestão Democratica da Escola Pública requer enfrentamento da exclusão e da marginalização.

Supõe reflexão , discussão e organização escolar ,através do PPP e do Regimento Escolar.

O PPP pressupõe uma concepção de mundo ,homem, sociedade e escola . Interfere na realidade . Reflete o desejo teórico orientador das práticas escolares, exige participação efetiva de toda comunidade escolar, dos professores ,dos alunos,dos pai e funcionários.

O Regimento organiza o fazer pedagógico e administrativo, regulamenta as decisões tomadas no PPP.

Procedimentos operacionais que oportunizam e facilitam o exercício democrático:

  • Estabelecer objetivos claros para cada etapa e modalidade de ensino.
  • Organizar um curso a partir da concepção de currículo que aposte na interdisciplinariedade e que reconheca a existência de diferentes ritmos de aprendizagem.
  • A avaliação deve expressar um processo contínuo e participativo. Deve ser diagnóstica, prognóstica e investigativa,com o objetivo de redimensionar a ação pedagógica.
REFERÊNCIAS
žCHARLOT ,Bernard . PROJETO POLÍTICO E PROJETO PEDAGÓGICO. Texto apresentado em forma de conferência no 2° Fórum Mundial de Educação, Porto Alegre (RS), em 22 de janeiro de 2003.

žGOMES , Maria Beatriz . BAIRROS , Mariângela. REGIMENTO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA .Texto organizado para uso didático da Interdisciplina Organização da Escola de Ensino Fundamental,do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1ª Edição – 2006-2009.


4 comentários:

Suelen Assunção disse...

Oi Sheila!
Fizeste uma ótima síntese sobre a gestão na escola pública, e o PPP.
Demonstra o quanto estás empenhada com a interdisciplina.

Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Giselda Correa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gláucia Henge disse...

Que ótima reflexão a sua, Sheila! Conseguiste aproximar as reflexões com as possíveis práticas em busca do ideal democrático. Quanto mais distantes os profissionais da educação estiverem de documentos tão importantes como o PPP e o RE, mas distantes eles estão da própria gestão da escola, não é mesmo?

Um abração, Gláucia.
Tutora - Org.Ens.Fundamental

Catia Zílio disse...

Olá Sheila!
Passei por aqui e fiquei ansiosa para ver a continuidade das tuas reflexões neste semestre. Espero que possamos compartilhar muitas aprendizagens neste espaço.
Abraços, Cátia


"Em que consiste esta reflexão? Consiste num re-pensar a ação pedagógica, num momento posterior a ela. Neste momento, o professor toma uma distância de atos e da realidade da sala de aula, de forma a distinguir-se do vivido para olhá-lo de uma forma particular.” (WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993. p.35)