domingo, 12 de outubro de 2008

PA-STRESSE


Muitas Pessoas questionam se o stress é uma doença ou não!

O stress pode ser compreendido com uma resposta psicofisiológica, pois envolve aspectos psicológicos: emoções, pensamentos e o próprio comportamento apresentado pelas pessoas; e aspectos fisiológicos: alteração do hábito alimentar, alteração do sono, sintomas físicos com gastrite, úlcera, hipertensão, entre outros. Neste sentido pode-se dizer que o stress, em si, não é uma doença, contudo pode ser o ponto de partida para que o indivíduo desenvolva alguma doença.

Conceitualmente o stress é um estado de tensão que causa um desequilíbrio no organismo vivo, frente a este desequilíbrio o organismo reage de maneira a enfrentar a situação presente, neste momento estamos falando de uma fase do stress que é saudável, pois possibilita o organismo se preparar para resolver as questões que estejam presentes e precisam de uma solução. Contudo caso as variáveis que estão influenciando nesse desequilíbrio permaneçam por um tempo prolongado, o organismo pode ficar exausto e começar a apresentar os sintomas do stress em sua terceira fase, sendo estes sintomas: irritabilidade; alteração do humor; vontade de sumir; ansiedade; alterações do sono; assim como sintomas físicos, resfriados e gripes freqüentes (o stress afeta o sistema imunológico); hiperacidez estomacal; tensão muscular, etc. Nesta fase pode aparecer algumas doenças clínicas, e estas variam de indivíduo para indivíduo, de acordo com a predisposição genética de cada pessoa e o ponto de choque de cada um. Para tratar do stress é fundamental que a pessoa apresente mudanças em seu padrão de comportamento, neste sentido a psicologia tem um papel importantíssimo, pois ajudará o indivíduo reconhecer seu comportamento, sua forma de interpretar o mundo e assim mudar de comportamento de forma a enfrentar os estressores da vida sem entrar num desgaste tão intenso.

O Fantástico apresentou uma reportagem muito interessante sobre o assunto:

REPORTAGEM\FANTÁSTICO

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

Sheila querida!
Muito boa a tua síntese sobre alguns fatores do stress. Com certeza, um excelente resgate das pesquisas e estudos efetuados.
Parabéns.
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Olá Sheila!!

Obrigada pela força em meu blog!! Adorei os seus posts! Interessantes e bem escritos...

Beijos!