domingo, 12 de outubro de 2008

Reflexão Vida Adulta

Acredito que o conceito de vida adulta se alterou ao longo dos anos. A duas ou três décadas atrás ser adulto significava atingir a maior idade, dezoito ou vinte um anos, mas com o passar dos anos o período considerado como juventude se ampliou, hoje observamos pessoas de 30 anos se comportando como adolescentes ,com características próprias desta fase da vida.

Por isso atingir a maior idade não significa mais ser adulto , existem outras características que marcam esta passagem para a vida adulta,tais como, ingressar no mercado de trabalho, ser capaz de se sustentar, de assumir suas despesas pessoais de lazer, estudo, etc. Desta forma demostrar que se tornou responsável por sua vida , capaz de tomar decisões e assumir as consequências de seus atos .

No entanto, nem sempre acontece desta forma, muitas pessoas preferem continuar sendo sustentado pelos pais, isentas de responsabilidades, desfrutando dos privilégios da adolescência.Outras, mesmo tendo um emprego ,tem uma vida totalmente dependente de seus pais no que diz respeito a despesas e também tomada de decisões.

Além disso, a classe economica influencia neste início da vida adulta. Notamos que nas famílias de baixo poder aquisitivo muitas vezes os jovens são forçados a terem comportamentos e assumirem responsabilidades de um adulto antecipadamente .Em muitos casos iniciam no mercado de trabalho sem qualificação por não terem concluido os estudos.

Em relação a aprendizagem acredito que as vivências influenciam no desenvolvimento de cada um, os próprios erros ensinam.O adulto percebe que aquilo que não sabe lhe faz falta e valoriza mais o conhecimento.

Há vários aspectos a se considerar para responder a questão o que é ser adulto?, mas creio que ser adulto é atingir simultaneamente a maturidade orgânica (e apra isso penso que existe uma idade cronológica) e a maturidade psicológica. Um adulto é o inívíduo que atingiu o ápice do desenvolvimento físico e possui autonomia e independência emocional em relação aos progenitores. Penso que uma pessoa se torna adulto quando alia a maturidade, a autonomia e independência física, emocional e psíquica. O maior desafio de um adulto, creio, é viver em sociedade mantendo-se autônomo e independente sem se tornar egoísta e solitário. Um adulto aprende usando os mecanismos físicos e psíquicos de que dispõe. Não acredito que seja muito diferente do que em outra faixa etária. penso que há resistências, bloqueios psicológicos que o impeçam de usar alguns desses mecanismos, por isso talvez pareça diferente.

Portanto, os desafios da vida aduta são muitos, mas o principal é compreender que temos direitos e deveres a cumprir quando vivemos em sociedade e que nossas ações sempre geram um a consequência. Além disso, aprendermos a ser justos ,verdadeiros e a amar o próximo como como Cristo nos amou.

Sheila C. M. de Oliveira


Nenhum comentário: