domingo, 12 de outubro de 2008

Aprendizagem na Vida Adulta


O desenvolvimento intelectual do jovem e do adulto se dá a partir da interação entre os sujeitos envolvidos no processo de construção do conhecimento e o objeto de estudo. As estruturas cognitivas dos indivíduos vão se desenvolvendo desde o nascimento e servem de base para as etapas seguintes. O estímulo ,as experiências vividas influenciam no processo de construção do conhecimento. Segundo a professora Tânia Beatriz Iwaszko Marques, o adulto, tal qual a criança e o adolescente, não aprende ouvindo respostas prontas. Aprende resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo físico ou social em que vive e lançando hipóteses sobre as transformações que devem ser implementadas.

As relações que se estabelecem entre o professor e o aluno influenciam no processo de aprendizagem. O professor deve compreender que nem todo adulto está no período operatório formal ,mas que serão suas características cognitivas que nos mostrarão em que período de desenvolvimento se encontra. A partir da idade, apenas, não podemos fazer afirmações definitivas sobre o seu nível de desenvolvimento.

Portanto, precisamos superar a dificuldade de compreender o raciocínio que o outro está realizando, precisamos superar nosso egocentrismo, presente em todas as idades e nos colocarmos no lugar do outro tentando entender suas dúvidas e hipóteses.

2 comentários:

Suelen Assunção disse...

É Sheila!
Se colocar no lugar do outro é um grande desafio.
Mas um desafio necessário. Assim, possibilitamos a nós conhecermos o quão maturo é nosso educando adulto.
Beijão
Suelen - tutora da sede - Seminário Integrador V

Denise_tutora disse...

Olá Sheila ... muito importante a sua úlitma frase, para nós que somos mediadores da aprendizagem. Esse é um exercício diário da nossa profissão. Abraços, Denise.