terça-feira, 28 de abril de 2009

Mosaico Étnico-Racial


A alegria não chega apenas no encontro do achado,
mas faz parte do processo da busca.
E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura,
fora da boniteza e da alegria.

Paulo Freire

Plano de Ação


¢ Para realizar o mosaico étnico-racial com minha turma de 1º ano solicitei que todos trouxessem uma foto sua e da sua família .
¢ No dia da confecção do mosaico expomos as fotos sobre as classes e os alunos puderam circular pela sala observando-as, solicitei que analisassem as semelhanças e diferenças nas fotos.eles olhavam as fotos com interesse e curiosidade, faziam comentários sobre o que viam.

Reflexões da Turma


¢ As famílias tem diferenças na cor da pele, número de integrantes;
¢ Nem sempre os familiares são parecidos entre si (pais e filhos), às vezes os filhos podem ser parecidos com os avôs;
¢ Às vezes as pessoas podem gostar das mesmas coisas,ou não: música, comida;
¢ As famílias da nossa turma são formadas por pessoas brancas e negras;
¢ Os índios são todos negros, mas o cabelo do negro é encaracolado e o do índio não é.
¢ A maneira como somos, as nossas características dependem de quem são nossos pais ,ou seja , são herdadas através dos nossos antepassados.


Enfim, sabemos que o preconceito e a discriminação existem em nossa sociedade, por isso este momento de socialização, no sentido de construir e assimilar as diferentes culturas e etnias que compõem este grupo de alunos é extremamente importante para que possamos perceber e respeitar as peculiaridades de cada um. Desta forma, aprender a respeitar as diferenças, pois: “O grande desafio da escola é conhecer e valorizar a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade brasileira [. . .] e respeitar as diferentes formas de expressão cultural” (BRASIL, 1996)


BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares nacionais. Brasília, 1996.

Nenhum comentário: