terça-feira, 28 de abril de 2009

Conhecimento x Aprendizagem




Inicialmente acreditava que o conhecimento é um saber que aprimora nossa forma de ver o mundo e nos faz evoluir. Após a leitura compreendi que o conhecimento é construído pelos sujeitos a partir das estruturas já existentes em seu cérebro. Além disso, entendi que o professor não transmite o conhecimento ao aluno ; o aluno é quem o constrói a partir da sua ação sobre o objeto de estudo e a interação com o meio físico e social. Esse processo descrito por Piaget consta em meu trabalho.

Em relação à aprendizagem inicialmente afirmei que ela ocorre com a participação ativa do sujeito sobre o objeto de estudo e a interação com o meio físico ou social. Após a leitura posso acrescentar que a aprendizagem deve ser significativa, o professor deve considerar o conhecimento prévio, a cultura, a história de vida do aluno no processo de aprendizagem. Professor e aluno aprendem juntos há uma troca de saberes inerente ao processo. O professor deve, não só, lançar desafios, problematizar situações para que o aluno se motive e aprenda, como também, valorizar o ser humano, respeitar as diferenças, promover a criatividade e o espírito crítico. Desta forma, contribuir para a formação de cidadãos participativos, conscientes de sua responsabilidade na transformação da sociedade.


Além disso, para Piaget(1989) o desenvolvimento é “uma equilibração progressiva, uma passagem contínua de um estado de menor equilíbrio para um estado de equilíbrio superior. No material de Epistemologia Genética de Tania B. I. Marques vimos que as estruturas já construídas garantem a continuidade, porém, reformuladas graças às novas assimilações. Os novos elementos a serem assimilados constituem-se na novidade que obriga o sujeito a realizar acomodações das estruturas já existentes. Essas novidades, contudo, só podem ser assimiladas na medida em que houver estruturas de assimilação, o que se constitui no elemento de continuidade.

3 comentários:

You Know Who disse...

The empty half of the glass is always at the top.
Speed Limit
http://joshsalik.blogspot.com
Very good blog.

Lise Silveira disse...

Oi,
trazes no blog as questões iniciais da disciplina e em forma de relato, achei bem interessante para que tu mesma tome consciência do teu crescimento.
Um abraço, Liseane

Geny disse...

Querida aluna Sheila Cristina Mallmann de Oliveira!
A partir do hoje vou fazer parte dos comentários no seu portfólio.
Seus registros apresentam clareza, objetividade, embasamento teórico/prático, aplicabilidade documentada com fotos de atividades realizadas em sala de aula, meus parabéns!
Obrigada por suas postagens.
Um grande abraço,
Professora Geny Schwartz da Silva
Tutora seminário Integrador VI
PEAD/FACED/UFRGS