domingo, 7 de junho de 2009

Ensaio de Adorno





Segundo a leitura do ensaio de Adorno, o que predispõe os indivíduos aceitarem o nazismo e a barbárie é um tipo de consciente coisificado, que leva as pessoas a banalizarem suas ações, não as considerando violentas, estes indivíduos tratam as pessoas como coisas manipuladas. Além disso, a atitude para com a tecnologia que contém algo de irracional patológico e exagerado revelando a frieza destas pessoas.

O autor sugere uma educação para auto-reflexão critica, para trazermos a níveis de consciência todas as necessidades, deficiências e deformidades de caráter apresentadas pela humanidade o ao longo história. Esta educação deve estar voltada principalmente para a primeira infância, para que esse instinto seja aplacado antes de se enraizar-se na criança através da sociedade, seja pelas relações interpessoais, pela cultura, etc.

Acredito que a solução apontada pelo autor tem fundamento, porém não basta apenas ter consciência da realidade humana e social. Além disso, se faz necessário uma sensibilização um olhar diferenciado para o próximo, que só o amor é capaz de gerar. O ser humano precisa deixar o egocentrismo de lado e colocar-se no lugar do outro, deixar o individualismo e aprender a conviver com os demais, respeitando as diferenças nas mais diversas áreas. Nas próprias famílias podemos perceber este movimento de egocentrismo, muitos casais separam-se em busca de uma tal “felicidade” ,deixando para trás lares desfeitos , crianças revoltadas, carentes de amor de pai e de mãe , que provavelmente repetirão esses comportamentos .

É notório que os sujeitos estão cada vez mais voltados para seus próprios interesses, sejam políticos, econômicos ou sociais, sem medir esforços ou critérios para alcançá-los. Vivemos um tempo de frieza, de jogos de interesses, de corrupção, de mentira, que promovem a injustiça e a desigualdade social contribuindo para o aumento da violência e da agressividade. Nesse sentido penso que se faz urgente resgatar princípios éticos e morais para que atrocidades como o Holocausto sejam evitadas.

Nenhum comentário: