domingo, 7 de junho de 2009

MÉTODO CLÍNICO



O Método Clínico proporciona uma “explicação sobre uma situação” com “transformações de um material” .O sujeito é entrevistado a respeito das transformações que se produzem nos objetos que tem diante de si. As ações que o sujeito realiza e suas explicações nos informam sobre suas idéias. A conversa com o sujeito serve para dar-lhe instruções e nos ajuda a interpretar o sentido do que ele faz .

Aplicação da Prova

A reação da criança frente à situação de prova foi de alegria e entusiasmo. Estava curiosa e ansiosa, preocupando-se o tempo todo em dar respostas certas aos questionamentos. O pensamento dela estava marcado pela intuição, pela percepção imediata da realidade e não pela lógica, a qual, muitas vezes levou-a a dar respostas incorretas aos problemas apresentados.

De acordo com a teoria de Piaget está no estádio pré – operatório,pois no item I revelou a irreversibilidade do pensamento, outro aspecto central do pensamento pré-operatório, pois não conseguiu percorrer um caminho cognitivo em relação as transformações da massinha e então inverter mentalmente a direção, para reencontrar um ponto de partida não modificado.

No momento da prova procurei observar a criança com atenção, deixei que expressasse o pensamento livremente ,fiz os questionamentos necessários, levando-a a pensar em soluções para o problema apresentado.Piaget afirma:

“O bom experimentador deve, efetivamente, reunir duas qualidades aparentemente incompatíveis: saber observar, deixar a criança falar, não desviar nada e, ao mesmo tempo, saber buscar algo preciso, ter a cada instante uma hipótese de trabalho, uma teoria verdadeira ou falsa para controlar”. (PIAGET,1975, p. 11)

Em relação a minha atuação durante a realização da prova, acredito que foi razoável, procurei seguir o roteiro proposto, confesso que me questionei sobre o tipo de intervenção que deveria fazer no contra-argumento, mas contudo, a prova transcorreu normalmente. Durante a prova a criança fiquou atenta as minhas reações e expressões faciais, querendo descobrir as respostas. Talvez possa ter levado a criança à crença sugerida ou não, pois através de um olhar podemos revelar muitas coisas, apesar de não desejarmos fazer isso.Contudo, acredito que, o que nós faz evoluir realmente é a reflexão a respeito do processo. Nesse sentido, a análise e a crítica a respaito da minha atuação, evidenciam os erros e os acertos, promovendo a aprendizagem e as mudanças no modo de pensar e agir.

Portanto, o estudo sobre o método clínico, nos torna capazes de conhecer o desenvolvimento da inteligência na criança, o que é primordial, no sentido de propor ações de acordo com suas possibilidades, de forma a desafiá-la - desequilibrá-la - para que busque a significação e possa reequilibrar outra vez - a assimilação e a acomodação.

BIBLIOGRAFIA

INTERNET. http://www.centrorefeducacional.com.br/estagios.html. Visitado em 4/05/2009.

Marques, Beatriz Iwaszko. Epistemologia Genética e Construção do Conhecimento. Texto extraído de: MARQUES, Tania. Do Egocentrismo à Descentração: a docência no ensino superior. Porto Alegre: UFRGS, 2005. Tese de doutorado.

- PIAGET, Jean. Os estágios do desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente. In: Problemas de Psicologia Genética. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Coleção Os Pensadores.

- PIAGET, Jean. O desenvolvimento mental da criança. In: Seis estudos de psicologia. Rio de Janeiro: Forense, 1986.

Um comentário:

Lise Silveira disse...

Oi Sheila, trouxeste um texto sobre o Método Clínico. Por que consideraste relevante este texto nos teus registros do portifólio?
Um abraço
Liseane