domingo, 7 de junho de 2009

QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO

PLANEJAMENTO

žTema: Valorização das relações sociais e respeito as diferenças étnicas.
žTurma:1º ano
žObjetivo:

Através da literatura infantil investigar as idéias que os alunos possuem a cerca das diferenças étnicas, estimular o respeito ao outro e refletir sobre a importância de se conviver com gente que parece diferente da gente,refletir sobre às características específicas de cada etnia ,sobre as etnias que constituem a população brasileira.

žAtividades:

-Contação de História: “Romeu e Julieta”,Ruth Rocha.

-Interpretação oral e reflexão.

-Confecção do painel “A cara do Brasil” com gravuras de pessoas de diferentes etnias.

- Confecção de fantoches de borboletas nas cores: branco, amarelo, verde,vermelho e azul.

-Teatro de fantoches sobre a história.

2ª Etapa – Reflexão teórica sobre a prática.

Foi muito interessante realizar esta atividade didático-pedagógica, contemplando a diversidade étnica e racial através da literatura infantil, com a história “Romeu e Julieta de Ruth Rocha. Desta forma foi possível investigar as idéias que os alunos possuem a cerca das diferenças étnicas, estimular o respeito ao outro e refletir sobre a importância de se conviver com gente que parece diferente da gente,refletir sobre às características específicas de cada etnia ,sobre as etnias que constituem a população brasileira.

No primeiro dia Iniciamos a proposta com a contação da história ,interpretação oral e reflexão.Fiz alguns questionamentos e eles foram me respondendo: “Como era o reino no início da história?”, “As borboletas só podiam ficar nos seus canteiros.”, “Por que as borboletas não podiam ficar juntas?”, “Porquê era contra as regras”, “Isso era bom ou ruim?”, “Era ruim ,pois elas queriam se encontrar e não podiam.” “O que fez mudar essa situação?”, “Elas se juntaram para procurar os filhos”, “isso foi bom?”, “Foi bom pois podiam se encontrar ,fazer um monte de coisa e ser amigos e ficar feliz. “Nós temos cores como as borboletas?”, a grande maioria dos alunos respondeu não, eu continuei,“Mas a nossa pele tem cor, umas pessoas são brancas , outras negras ,pardas, japonesas, indígenas, alemãs,etc.Vocês concordam?” , “Sim, mas nós podemos se encontrar,podemos ir na casa de um amigo pra posar, pra brincar.” Então quer dizer que nós não temos a mesma regra que as borboletas ,de não se misturar, todo mundo pode brincar junto?”. A maior parte dos alunos disse que sim ,destaco duas falas :”Não tem porque eu brinco com o Matheus e ele é preto.” “Meu irmão brinca com uma amiga dele que é morena. Apenas um menino se manifestou dizendo que às vezes tem gente que não quer brincar junto.

Logo em seguida, confeccionamos fantoches de borboletas e um painel intitulado “A cara do Brasil”, no qual utilizamos papel pardo e gravuras trazidas de casa com pessoas de etnias diversas, para decorá-lo os alunos desenharam borboletas nas bordas. Convidei os alunos a observarem com atenção o painel e identificarem algumas características específicas de cada etnia, tais como, tipo de cabelo, olhos puxados, cor de pele etc.

A realização de propostas como estas mostram a diversidade da população brasileira, que o nosso país é constituído por várias etnias. Promovem a reflexão e a constatação de que somos especiais, cada um com suas peculiaridades e que podemos nos divertir e aprender muita coisa juntos. Enfim de acordo com Brasil “O grande desafio da escola é conhecer e valorizar a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade brasileira [. . .] e respeitar as diferentes formas de expressão cultural” (BRASIL, 1996) .

Bibliografia:

BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares nacionais. Brasília, 1996.

ROCHA, Ruth. Romeu e Julieta. São Paulo,2007.Editora Ática,14ª edição

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