sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Educação Jovens e Adultos


Na interdisciplina EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL foi proposta a leitura do texto de Marta Kohl de Oliveira estudamos as características da linguagem e do pensamento do educando jovem e adulto e as especificidades culturais associadas à “educação de pessoas jovens e adultos”.

Refletir sobre como esses jovens e adultos pensam e aprendem envolve, transitar pelo menos por três campos que contribuem para a definição de seu lugar social: a condição de “não-crianças”, a condição de excluídos da escola e a condição de membros de determinados grupos culturais.

Acredito que uma das dificuldades dos alunos jovens e adultos em sala de aula e no cotidiano de suas vidas seja a sobrecarga de trabalho, pois após um dia cansativo ainda precisam ter forças para estudar, talvez muitos queiram estar com suas famílias, relaxar, fazer uma boa refeição etc. Porém estes alunos sentem a pressão, a cobrança da sociedade e precisam se encher de coragem para seguir adiante e superar as dificuldades socioeconômicas que se apresentam diariamente a essas classes menos favorecidas.

Estar ciente das peculiaridades que envolvem a educação de jovens e adultos é fundamental para se desenvolver um bom trabalho nesta etapa da educação. Valorizar os conhecimentos que os alunos possuem o grupo cultural a que pertencem torna a aprendizagem significativa. Apesar de não ter nenhuma experiência com EJA, gosto de trocar idéias com as colegas que atuam nesta área, outro dia conversávamos sobre a importância da afetividade no processo de construção do conhecimento, do diálogo, da oralidade explorada em momentos de trabalho coletivo, pois estes educandos trazem consigo marcas históricas de exclusão social e por isso a escola não pode ser um lugar frio e indiferente ao cotidiano destes alunos, mas sim acolhê-los e incentivá-los a ampliar seu mundo e evoluir .
Enfim a escola não pode ser um lugar indiferente a esta realidade cheio de regras e formalidades. Antes deve dar voz e vez a estes sujeitos mostrando-se sensível as suas limitações e incentivando-os a continuar e também ajudando-os a vislumbrar , a sonhar ,a transformar a realidade e lutar por um futuro melhor . Uma forma de fazer isso é valorizar suas conquistas e demonstrar a importância do letramento na vida social.

Referências Bibliográficas

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos do conhecimento e aprendizagem. Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1999.


Nenhum comentário: