quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Temas Geradores



Na Interdisciplina DIDÁTICA, PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO nos foi proposto conhecer as idéias básicas de Paulo Freire e a origem da proposta pedagógica por temas geradores e suas implicações nas práticas docentes com jovens e adultos além de refletir sobre a importância da ação dialógica e da contextualização do processo educativo na realidade do educando.

A partir das leituras realizadas acerca da observação de Paulo Freire em relação à alfabetização de adultos e a argumentação de Frei Betto frente a esta mesma situação compreendemos que Para Paulo Freire a educação não deve ser bancária, na qual o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo. Para ele o objetivo da educação é a libertação, com o fim de promover o diálogo, de dar condições dos sujeitos envolvidos no processo refletirem sobre o mundo, perceberem sua situação de oprimidos e reconhecerem que são capazes de agir e transformar aquilo que necessita de mudanças.

Nesse sentido, dialogar não é impor idéias, mas sim dar vos e vez para que o pensamento flua através da linguagem e venha expressar idéias e opiniões ,venha promover a reflexão. Freire acreditava que o fundamento do diálogo é o amor, este sentimento nobre leva os indivíduos a deixarem de lado a prepotência e a dominação, para instaurar o respeito e comprometimento com a causa dos oprimidos.

Como educadores devemos entender que o ser humano é um ser histórico, que enfrenta situações-limites em um determinado tempo-espaço .O uso de temas geradores leva o educando a identificá-las ,refletir criticamente sobre elas o que é fundamental numa proposta de educação libertadora, uma vez que a conscientização da situação promove a percepção de que o trabalho humaniza a natureza e, ao realizá-lo, o homem e a mulher se humanizam , que o mundo desigual pode ser lido pela ótica do opressor ou pela ótica do oprimido, mas que não existe ninguém mais culto do que o outro, existem culturas paralelas, distintas, que se complementam na vida social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BETTO, Frei. Cartilha “Meu livrinho”.Paulo Freire: a leitura do mundo. Fonte: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em 01/12/2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª Ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra.



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