sexta-feira, 6 de novembro de 2009

PEDAGOGIA DE PROJETOS




A parti da leitura de HERNÁNDEZ; MONTSERRAT, 1998 e de documentários sobre práticas pedagógicas fundamentadas na perspectiva dos Projetos de Trabalho, que visava o conhecimento da origem da Pedagogia de Projetos e a compreensão da estrutura de planejamento dos Projetos de Trabalho, destaco como um dos aspectos positivos do trabalho por Projetos a coletividade, alunos e professores participam efetivamente do processo de produção do conhecimento. Este tipo de trabalho torna a sala de aula expressiva, convidativa a permanência e socialização dos alunos.
Além disso, a organização curricular visa à integração dos estudos, que se articulam a partir de um eixo de uma temática. A definição do tema é feita em conjunto com a turma o que torna o projeto significativo para os alunos e permite que façam conexões com seus conhecimentos e os estudos já realizados.
A Pedagogia de Projetos tanto na Educação Infantil como nos anos iniciais se assemelha pela globalização e significatividade pois estes dois aspectos são essenciais nos Projetos. As diferenças que podem ser apontadas são em relação ao tema do Projeto. Em cada nível e etapa da escolaridade, essa escolha adota características diferentes. Os alunos partem de suas experiências anteriores, da informação que têm sobre os Projetos já realizados ou em processo de elaboração por outras classes.
Em minha prática pedagógica costumo realizar alguns projetos e percebo o quanto é prazeroso para os alunos e para mim também. O trabalho é envolvente , pois alunos e professora estão comprometidos na busca do conhecimento tendo liberdade para desenvolverem um trabalho com criatividade, criticidade e flexibilidade.

REFERÊNCIAS
Filme 1: Vamos passear na Vassoura da Bruxa Onilda? – 12 min. – 1998
Filme 2: Possibilidades! ao meu redor – 13 min. - 2003
HERNÁNDEZ, Fernando; MONTSERRAT, Ventura. Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares. In: _____. A organização do currículo por Projetos de Trabalho. 5ª edição, Porto Alegre: Artmed, 1998.

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