sexta-feira, 6 de novembro de 2009

LIBRAS



A partir da Leitura, LIBRAS: A Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros e do filme “O menino Selvagem” proposto para estudo na Unidade 2 da Interdisciplina de Libras pude refletir sobre a importância da cultura surda ser valorizada e respeitada, pois conseqüências sociais da condição da surdez podem fazer com que o sujeito não consiga se comunicar com a sociedade de um modo geral, o que causa isolamento e discriminação para com essas pessoas. A linguagem permeia essa questão, uma vez que é através dela que nos diferenciamos dos outros animais e também assumimos a condição de Seres Humanos, já que é a forma principal de expressão de pensamentos e o instrumento psicológico essencial à constituição das funções psicológicas superiores (Vygotski, 1998). Nesse sentido, a aquisição de uma linguagem, no caso a de sinais, é de extrema importância para o desenvolvimento de uma identidade pessoal surda. Como ser social, os surdos precisam identificar-se com uma comunidade social específica e, com ela, interagir de modo pleno, ou seja, precisam de uma identidade cultural, e, para isso, não basta uma língua e uma forma de alfabetização, mas, sim, um conjunto de crenças, conhecimentos comuns a todos.

Portanto, o comportamento humano é uma conquista feita em consequência do processo da sua integração no meio cultural, que varia em função da sociedade a que pertence. O que nos torna reconhecidamente humanos depende de muito mais do que a nossa herança genética e biológica: é fundamental ter em conta as dimensões sociais e culturais para que possamos compreender os seres humanos e a forma como se comportam. Segundo Paulo Freire "Ninguém educa ninguém, ninguém se educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo." O Homem deve à cultura a capacidade de ultrapassar os seus instintos, tendo, desta forma, o poder de optar, escolher qual o caminho que considera melhor, segundo os valores em que se apóia, depois de analisar, racionalmente, a realidade.

Referências Bibliográfica

PAULO, Freire. Pedagogia do Oprimido. 9 ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981, p.79

RAMOS, Clélia Regina .LIBRAS: A Língua de Sinais dos Surdos Brasileiros. Artigo. Petrópolis - RJ. Editora Arara Azul.

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