segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Aprendizagens do Semestre 2007

As interdissciplinas Artes visuais,Literatura Infanto Juvenil e Aprendizagem, Ludicidade e Educação, Música na Escola, Seminário Integrador III e Teatro e Educação nos mobilizaram a colocar em prática muitas das prendizagens do semestre .
Através das propostas compreendi que na atividade lúdica, o que importa não é apenas o produto da atividade, o que dela resulta, mas a própria ação, o momento vivido. Possibilita a quem a vivencia, momentos de encontro consigo e com o outro, momentos de fantasia e de realidade, de ressignificação e percepção, momentos de autoconhecimento e conhecimento do outro, de cuidar de si e olhar para o outro, momentos de vida . Nesse sentido a interdisciplina Ludicidade e Educação contribui muito para aprimorar minha prática em sala de aula, através do estudo sobre "Jogo e a Educação dos Anos Iniciais",com a apresentação no Power Point "Jogar e Compreender". Neste material Piaget propõe quatro formas de classificação dos jogos: os jogos de exercício ,os jogos simbólicos,os jogos com regras e os jogos de construção e os aspectos importantes de cada um deles. Compreendi que na educação, o jogo pode significar para o sujeito uma experiência de real importância: a de entrar no mundo do conhecimento, de construir respostas por meio de um trabalho que integre o lúdico, o simbólico e o operatório, muitas vezes sem dar-se conta. É um espaço e um tempo para pensar, é um ócio digno. Outro aspecto a considerar é que quando propomos uma atividade lúdica ,prazerosa para o aluno o tempo passa tão rapidamente e eles permanecem envolvidos naturalmente.
Bibliografia:
AZEVEDO,R. SE EU FOSSE AQUILO. São Paulo,Editora Ática,1992

ABRAMOVICH,F. GOSTOSURAS E BOBICES. São Paulo.Editora Scipione LTDA.Ed.1994, pág.17

Nenhum comentário: