segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A ESCOLA COMO INSTITUIÇÃO PÚBLICA, SUA ORGANIZAÇÃO E GESTÃO(Semestre 2008)

A partir dos estudos realizados nas Interdisciplinas Org. e Gestão da Escola e Org. do Ensino Fundamentas compreendi que os princípios da gestão democrática são descentralização, autonomia e participação. O Regimento Escolar e o PPP da escola promovem uma organização escolar democrática, pois nascem do movimento ação-reflexão-ação, que busca renovar a forma de organização do trabalho pedagógico, procurando ampliar, aprofundar, organizar debates e reflexões sobre a política e diretrizes de ação prática educativa da escola. O Regimento diz respeito à operacionalização do PPP, ou seja, como a instituição pretende organizar as ações previstas no PPP, ele deve apresentar sentido coerência ética hierarquia e realidade escolar. Nessa realidade deverá conter os mais variados aspectos, sociais administrativos e pedagógicos.
Além disso, através das colocações das colegas no Fórum durante semestre 2008/2, e dos vídeos assistidos e de minhas experiências pessoais ficou claro que a Gestão Democrática é uma das formas de se organizar a escola e conseguir a qualidade na educação pública. Democracia na escola significa diálogo, discussão coletiva. A comunidade deve ter voz e vês para expor suas idéias, não apenas ouvir ou aceitar precisa opinar, dizer o que quer mudar ou o que deseja que continue. Mas para que esta participação seja coerente a comunidade deve ocupar os espaços da escola, a equipe diretiva deve oferecer informações aos atores, pois precisam conhecer aquilo sobre o que vão decidir. Na gestão democrática o processo é mais longo existem mais pessoas e idéias envolvidas ,por isso se demora um pouco mais para se chegar a um denominador comum, mas tudo isso vale a pena, pois com mais atores envolvidos no processo o produto final será mais rico e vai atender as necessidades de todos e também será mais legitimado.
No entanto, a democracia nas escolas é algo novo, as pessoas devem aprender a ser sujeito de suas vidas em ações individuais e coletivas. Devemos compreender que o relacionamento entre os pares não é necessariamente harmonioso, as opiniões divergem em relação ao destino dos recursos materiais e financeiros, mas a transparência e o respeito ao outro, contribuem para a construção de uma escola de qualidade e de significado para todos.
Finalmente, a Gestão democrática tem que ser construída a partir de mecanismos como a eleição de diretores, as eleições de representantes escolares de alunos, de pais e funcionários. Apesar de alguns fatores prejudicarem o exercício da democracia tais como o autoritarismo, o descaso, a timidez, a falta informação não podemos desistir.

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