segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A ESCOLA DO PONTO DE VISTA DE UM ESPAÇO DE CONVÍVIO, CONFLITOS TÍPICOS DA IDADE ADULTA E DESAFIOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO (Semestre 2008)

No semestre cinco constatamos desenvolvimento intelectual do jovem e do adulto se dá a partir da interação entre os sujeitos envolvidos no processo de construção do conhecimento e o objeto de estudo. As estruturas cognitivas dos indivíduos vão se desenvolvendo desde o nascimento e servem de base para as etapas seguintes. O estímulo,as experiências vividas influenciam no processo de construção do conhecimento. Segundo a professora Tânia Beatriz Iwaszko Marques, o adulto, tal qual a criança e o adolescente, não aprende ouvindo respostas prontas. Aprende resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo físico ou social em que vive e lançando hipóteses sobre as transformações que devem ser implementadas.
As relações que se estabelecem entre o professor e o aluno influenciam no processo de aprendizagem. O professor deve compreender que nem todo adulto está no período operatório formal, mas que serão suas características cognitivas que nos mostrarão em que período de desenvolvimento se encontra. A partir da idade, apenas, não podemos fazer afirmações definitivas sobre o seu nível de desenvolvimento. Enfim, precisamos superar as dificuldades e compreender o raciocínio que o outro está realizando, precisamos superar nosso egocentrismo, presente em todas as idades e nos colocarmos no lugar do outro tentando entender suas dúvidas e hipóteses.
Amo minha profissão, gosto da possibilidade que temos de lançar desafios, problematizar.Promover a busca por respostas.Incentivar os alunos a pensarem sobre o mundo em que vivem.Gosto ainda mais de aprender com eles promover a troca de saberes. Porém existem alguns desafios na relação professor-aluno que nos entristecem tais como, a falta de comprometimento, de interesse. É revoltante quando preparamos uma aula com todo carinho e por indisciplina de alguns os demais alunos perdem o foco na aprendizagem. Por trás destes alunos rebeldes, indisciplinados, desinteressados sempre há uma família desestruturada.Com estes pais realmente é difícil ter contato.Ás vezes eles até vem a escola, mas o problema continua, pois eles não sabem como resolver. Percebe-se que a educação dos filhos não é prioridade. Não acompanham, não dão amor, não orientam. Querem se isentar da responsabilidade de educar seus filhos.
Contudo, acredito que temos que nos manter firmes buscando a valorização profissional através da formação continuada, reivindicando nossos direitos cumprindo nossos deveres dignamente. Em decorrência ao processo de profissionalidade docente, o professor “recorre a saberes da prática e da teoria”. A prática como “fonte de sabedoria” torna a “experiência ponto de reflexão”; enquanto que a teoria é necessária como “fundamento da pesquisa e da reflexão”, mas que não pode ser entendida “como elemento de aplicação linear na prática, como queria a perspectiva positivista”. A “relação da teoria com a prática é sempre mediada pela cultura”, e a ação educativa dá-se contextualizada no “espaço/tempo onde se realiza”.
Portando, com base nos aspectos abordados, a escola do ponto de vista de um espaço de convívio, conflitos típicos da idade adulta e desafios na Relação professor- aluno deve ser reavaliada, no sentido de buscar, na participação de toda comunidade escolar, através do conhecimento e diálogo coletivo as respostas para a construção de uma escola pública de qualidade.


REFÊRENCIAS

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil de 05 de
outubro de 1988 (com a redação atualizada).

_______. Lei N. º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e
Bases da Educação Nacional.
CHARLOT ,Bernard . PROJETO POLÍTICO E PROJETO PEDAGÓGICO. Texto apresentado em forma de conferência no 2° Fórum Mundial de Educação, Porto Alegre (RS), em 22 de janeiro de 2003.
CUNHA, Maria Isabel da. O lugar da formação do professor universitário: a condição profissional em questão. In: CUNHA, Maria Isabel da (Org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas, SP: Papirus, 2007. (Coleção Magistério: formação e trabalho pedagógico).
GOMES , Maria Beatriz . BAIRROS , Mariângela. REGIMENTO ESCOLAR E PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ESPAÇOS PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DEMOCRÁTICA .Texto organizado para uso didático da Interdisciplina Organização da Escola de Ensino Fundamental,do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1ª Edição – 2006-2009.
MELLO, Elena Mª Billig .CONCEPÇÕES SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE. Apresentação Powerpoint organizado para uso didático da Interdisciplina Organização da Escola de Ensino Fundamental,do Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 1ª Edição – 2006-2009.

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